No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"Porque será que se comunica tanto sobre alimentação?"

A alimentação é a base da nossa sobrevivência. Desde os tempos mais remotos que o homem tem necessidade de classificar os alimentos como bons ou maus, isto é, os que são seguros e os que podem levar á morte. Muitos dos conhecimentos eram adquiridos por experiência própria e/ou pela observação.
Os tempos foram evoluindo e na sociedade actual a alimentação é um tema frequente em quase, ou mesmo todos os meios de comunicação (revistas, TV, panfletos…).
As pessoas têm vindo a sentir maior necessidade de dialogar sobre a alimentação por vários motivos, de entre os quais se destacam:

- Ser uma fonte vital, que exige ser programada diariamente;
- Estar muitas vezes associada ao prazer pessoal ou do grupo em qual o indivíduo está inserido;
- Uma consciencialização progressiva de que o que ingerimos tem uma consequência directa sobre a saúde;
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/default.htm
- A importância dada a imagem corporal que tende a seguir as tendências da moda;
Www.destak.pt/artigos.php?art=3085
- A existência de uma maior oferta alimentar que induz as pessoas a reflectir sobre várias questões (“Qual o melhor?”; “…o mais saudável?”; “Será que o mais barato é o melhor para saúde?” …);
- …

Neste contexto, podemos concluir que apesar da diversidade de factores que nos levam a comunicar sobre a alimentação (religião, moda, publicidade…) o mais relevante é a relação entre alimentação e saúde, pois o número de doenças relacionadas com esta, tem vindo a aumentar, nomeadamente a hipertensão, diabetes, obesidade, DCV(doenças cardiovasculares), etc.

Sem comentários:

Na compra de um produto o que te influência mais?