No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Leite pode ser naturalmente adoçado por bactéria transgénica

Têm-se vindo a realizar estudos no sentido de obter um leite naturalmente adoçado por uma nova estirpe de bactéria geneticamente modificada, uma vez que esta permite converter a lactose em glicose nos produtos lácteos., Assim, pode ser um passo para acabar com a necessidade de adicionar açúcar e outros adoçantes aos produtos lácteos, sendo que tem também implicações ao nível da intolerância à lactose porque, ao converter a lactose em glicose, o teor de lactose no produto final é significativamente reduzido.
Apesar dos produtos que utilizam esta estirpe necessitarem, ainda, de ser aprovados pelas autoridades da União Europeia, encontramos neste produto características que encerram duas realidades muito delicadas na sociedade actual, uma relativa aos produtos geneticamente modificados e outra ao consumo excessivo de açúcar.
Neste contexto colocam-se várias questões:
1. Como consumidor assíduo de leite, mas que acha que faz um consumo excessivo de açúcar, consumiria este produto apesar de ser geneticamente modificado?
2. Como defensor da luta contra a produção de alimentos geneticamente modificados mas intolerante à lactose, consumiria este produto, tendo em conta que era um dos seus maiores desejos (beber leite)?
3. Como intolerante à lactose, consumiria este produto?
4. Como nutricionista recomendaria este leite no sentido de ajudar a diminuir o consumo excessivo de açúcar, sabendo das questões colocadas em relação aos produtos transgénicos?

Baseado no artigo publicado em http://www.qualfood.com/index.php?option=noticia&task=show&id=1548

Sem comentários:

Na compra de um produto o que te influência mais?