No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O mundo oculto da publicidade

Diariamente, somos “bombardeados” com uma vasta gama de publicidade, que tem como objectivo cativar e influenciar o consumidor nas suas escolhas. Existem diferentes formas de o realizar, uns optam por uma corrente estruturalista e outros por uma funcionalista ou por uma junção de ambas. O critério de selecção da(s) corrente(s) tem como base vários factores, tais como: a faixa etária e sexo do público alvo, as características do produto em causa, …
Neste sentido, a corrente estruturalista é aquela que dá menor ou nenhum valor às características nutricionais do produto e procura a atenção do consumidor através de:
- passatempos
(http://www.youtube.com/watch?v=e4SQT8epHOc ) ;
- “glamour” e estilo de vida ideal
(http://www.youtube.com/watch?v=uuNo3skQt8k).
Por sua vez, a corrente funcionalista caracteriza – se fundamentalmente pela valorização das características nutricionais do alimento em causa, realçando a existência de determinados compostos benéficos e as suas vantagens sobre as funções do organismo.
Exemplos de alguns produtos que optaram por esta corrente são:
- http://www.vegetaiscompal.com/
Em suma, a corrente estruturalista remete para a integração social e para um determinado estilo de vida, por sua vez a corrente funcionalista tem como base a promoção da saúde, sendo que o objectivo de ambas é levar à compra do produto.

Sem comentários:

Na compra de um produto o que te influência mais?