No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Objectivos da publicidade

As estratégias de marketing têm como principal finalidade levar o consumidor a comprar determinado produto. Neste sentido podemos falar essencialmente de três categorias de objectivos:

- Dar a conhecer a existência de um produto alimentar, as suas características nutricionais, um determinado nutriente, o seu modo de utilização e/ou os
diversos produtos comercializados pela marca. Este objectivo pode ser obtido simplesmente através de uma exposição dos produtos; exposição, descrição e possíveis aplicações do produto, mas também através de provas de gustação, ou seja, as promoções que vimos frequentemente nos hipermercados onde nos dão a provar o produto, para que o possamos conhecer.

- Fazer gostar de um produto, marca, empresa, nutrimento, prática alimentar (modificar atitudes ou opiniões, reforçar atitudes positivas);
Por exemplo a publicidade do “Kinder” tem como finalidade levar os consumidores a gostar do produto, para isso tenta criar vínculos emocionais com o produto, apela a momentos únicos passados com a família, associa-o a sensações positivas, momentos de felicidade, etc.

- Fazer agir, ou seja, levar o consumidor a comprar, a aderir ao produto, etc. Na publicidade esta inerente que o produto deve ser adquirido para obter os seus benefícios, um determinado estatuto ou outros factores que levam o consumidor a decidir comprá-lo. Por exemplo na publicidade do “
Nestea”, há a transmissão da ideia de que uma forma de mudarmos para melhor é consumindo “nestea”, realçando a ideia com a expressão “mostra que mudasti”.

Mais uma vez, demonstramos que a publicidade esconde um “mundo oculto” com o objectivo de criar impacto nos consumidores e induzir a aquisição do produto.

Sem comentários:

Na compra de um produto o que te influência mais?