No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

domingo, 11 de novembro de 2007

Simplificação, complexificação?

De facto, quando se comunica sobre alimentação e nutrição, tenta-se transmitir a informação da maneira mais simples possível de forma a que as pessoas a percebam e possam assim efectuar melhores escolhas.
Nesta perspectiva, surgiram alguns programas que têm como objectivo informar os consumidores sobre as escolhas mais correctas.
O “
Programa Escolha Saudável” é uma ajuda para qualquer pessoa que queira optar por produtos mais saudáveis, mas que não saiba ou não tenha tempo para analisar os rótulos, assim, este programa permite uma fácil identificação dos produtos mais saudáveis, em especial para a saúde cardiovascular, através da utilização de um logotipo nos respectivos produtos.
Com uma ideia um pouco semelhante, surge “
Programa Rituais” que consiste na transmissão de uma série de “rituais” de vida saudável. Este programa fornece informação de como ter uma boa alimentação, bem como uma série de práticas (actividade física, técnicas de relaxamento,...) que contribuem para melhorar a saúde e viver em pleno bem estar físico e mental. No entanto, este programa surge como uma iniciativa de marketing, o que não é o melhor começo, por outro lado refere-se ao alimento como um alimento que se “revê” num estilo de vida saudável, não sendo necessariamente um alimento saudável, o que pode induzir as pessoas em erro. Pode ainda levar o consumidor a ingerir maiores quantidades na ideia de que se é saudável pode-se consumir sem restrições ou que quanto mais se consumir melhor.
Na nossa opinião, estes programas seriam uma boa iniciativa e um passo para tentar combater os erros alimentares da actualidade, uma vez a sua finalidade é incentivar e ajudar as pessoas a fazerem melhores escolhas alimentares, e a adoptarem estilos de vida mais saudáveis. No entanto têm de ser programas bem planeados e pensados ao mínimo pormenor, devendo possuir informação de forma simples, acessível e que pode ser compreendida por toda a população, programas que não tentem vender nada e cujo único objectivo deverá ser educativo.

1 comentário:

Alice Ferreira disse...

É de facto um programa bastante educativo. Passem no site que vale a pena. Desde tabelas de composição nutricional, receitas saudáveis, a sugestões de exercício físico. Integra todo um mundo de informação que incentiva a uma vida saudável. Podem descarregar o widget que facilita o acesso às novidades diárias colocadas no site http://www.rituais.net/RituaisdoDia/tabid/72/Default.aspx

Na compra de um produto o que te influência mais?