No Natal preocupa-se com a sua alimentação?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

"Uma mesa com rabanadas, filhós... pode não ser um cenário proibido!"

Uma mesa com azevias, rabanadas, filhós e bolo-rei pode não ser afinal um cenário proibido para quem se preocupa com a saúde e quer ao mesmo tempo deliciar-se com as iguarias natalícias. “Os abusos natalícios são tolerados desde que acompanhados de “boas” caminhadas durante 1 hora.” “Tradicionalmente só haviam iguarias no dia de Natal, mas actualmente os excessos culinários estendem-se pelas "festas"”. Um dia não são dias e o Natal deverá ser considerado a grande excepção anual, mas para esta permissão é necessário que se tenha cuidado na alimentação durante o resto do ano.”
Neste contexto alguns truques para diminuir um pouco a ingestão calórica podem ser:
-“Não irem para a mesa com fome, optando por comer uma peça de fruta acompanhada por uma bolacha ou pedaço de pão, uma hora antes da refeição.”
-“Atendendo a que as refeições são prolongadas e em família, mastigue devagar, evitando estar sempre a comer.”
-“Retire a pele do bacalhau, não abuse do azeite, apesar de ser uma gordura saudável;”
-“ Prefira o vinho tinto e evite misturas e bebidas brancas hiper calóricas e alcoólicas, como o whisky e a aguardente.”
Assim, esta é uma "altura de risco para entrar em função o mecanismo psicológico – ´perdido por cem perdido por mil´". A moderação e actividade física são boas formas de ajudar.

Adaptado de: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=314009&visual=26&rss=0

Sem comentários:

Na compra de um produto o que te influência mais?